sábado, 3 de janeiro de 2015

CASTLEVANIA: LORDS OF SHADOW - É DE ARREPIAR


         Já tem um tempo que não dou as caras por essas bandas, amigo visitante. Os festejos de fim de ano impediram-me de por em prática qualquer atividade que não a de estar com família e amigos, mas foram dias formidáveis. Ache um canto seco para se sentar e ouça: nada paga os momentos compartilhados com aqueles que nos são queridos. PELOS DEUSES! A comida estava excepcional e as cervejas bem geladas, desnecessário dizer o quanto estes são importantes para perambulantes como eu e você. Nos mantêm fortes, saudáveis e alegres. Prontos para topar qualquer aventura, não é? E o seu fim de ano, foi bom, meu caro? Tomara que sim! A madrugada está quieta, o céu vermelho, choveu um tanto bom, deu trabalho acender esta fogueira. Agora deixe-me te contar uma coisa. Duas na verdade. Já teve o prazer de jogar algum dos títulos de CASTLEVANIA: LORDS OF SHADOW para X-BOX 360? Vou lhe falar o mesmo que contei a alguns conhecidos há meses atrás:

CASTLEVANIA - LORDS OF SHADOW 1




         A melhor palavra para descrever o game: EMOCIONANTE!!!! Que felicidade ver que uma saga tão antiga dos jogos eletrônicos ainda serve de fonte para franquias grandiosas como foi esta. O primeiro susto acontece com relação a mecânico se comparada com o lindíssimo trabalho gráfico. O jogo se manteve em plataforma neolinear, no entanto, sem perder o brilhantismo do potencial dos 3D moderno. Detalhes como as águas bentas, as facas e o chicote dos Belmont a que estávamos acostumados a serem as armas principais do herói desde o Nintendinho estão presentes, mostrando a preocupação dos desenvolvedores em adaptar o que sempre foi bom para os dias de hoje nos videogames. As cutscenes são um espetáculo junto a um enredo bem ao estilo romance gótico, tudo posicionado em momentos estratégicos para nos envolver numa história que te prende tirando sua vontade de sair até mesmo para comer, fazer xixi.
O ator Robert Carlyle, de Once Upon A Time, faz a voz de Gabriel.
O game fica na sua cabeça, martelam cada pedaço do quebra-cabeça que vai se revelando aos poucos! Quase chorei perto do fim. Sempre que um título de épocas de glória é tirado do baú para ganhar uma nova roupa fico extremamente receoso, contudo, tenho o prazer em dizer que é FODA ser surpreendido com um jogo ainda melhor que alguns anteriores que foram tão clássicos como Symphony of the Night (PS1) ou o Bloodlines (Megadrive).

FICHA TÉCNICA
Gráficos: 10
Música: 8
Jogabilidade: 10
Diversão: 10
Enredo: 10


Nota Final: 9.6
Já CASTLEVANIA - LORDS OF SHADOW 2 é:

         ABSURDAMENTE FANTÁSTICO! Pronto! Enfim a obra prima da saga do Príncipe das Trevas, do vilão mais temido no game e mais querido dos fãs da arte gótica. É até difícil de dizer algo, pois tenho medo de acabar sendo redundante, já que o nível a que elevaram nesse capítulo supera todas as expectativas da mítica de Drácula. Farei diferente desta vez, falarei dos pontos negativos e em seguida parto para os positivos. O que me desagradou diversas vezes no jogo foi o acompanhamento da tela com relação a uma jogabilidade feita para terceira pessoa; eu saltei por muitas a esmo, sem saber se o que estava fazendo ia realmente dar chão. Isso também atrapalhava quanto as batalhas, o golpe vinha pelos flancos, lugares de onde não se via e em contrapartida eu fazia o mesmo com Gabriel batendo às cegas e acabava acertando o alvo sem muita estratégia. Outra falha foi quanto ao mapa. A fortaleza do Lorde Sombrio é IMEEEENSAAAA!! Aí quando abria menu para me localizar, cada cômodo abria uma planta diferente por vez e ali ficava fixa até que acessasse um outro lugar, e este por sua vez também era desconexo ao restante das áreas do mundo jogável. Aí você mudava de plano, pronto, se foi almoçar tinha de relembrar tudo e levava certo tempo para voltar ao clima das buscas no game. 
A visão daqueles que participaram da batalha contra o Senhor dos Vampiros.
         No entanto, ainda que estes pareçam empecilhos GRAVÍSSIMOS, são longe de atrapalhar o conteúdo geral. As paisagens são de cair o queixo de tanta preocupação que tiveram com os detalhes de cada ambiente, cada estátua, cada brasão, cada arcada e não foi nenhum tempo perdido parar e saborear o perfeccionismo. Existem pequenos puzzles muito bem elaborados para acessar caminhos, abrir grades e portas secretas o que ajuda na imersão; itens escondidos têm aos montes e aqui você consegue uma ajudinha usando relíquias mágicas. Mas a diversão não para por aí. O ponto alto deste título é A TRAMA!! Nunca foi tão recompensador caçar pergaminhos perdidos pelo mapa como em Castlevania 2, eles narram pequenas histórias a despeito de todo o mito de Drácula: soldados que escreveram para os familiares, que deram detalhes das criaturas que serviam ao senhor Vampiro, guerreiros que entoaram canções e poemas para que Deus os salvassem e mas tarde estes papéis foram substituídos por memoriais de praças, hospitais, casarões e outras partes da cidade edificada encima das ruínas do castelo do vilão/herói. E pra fechar com chave de ouro reluzente 1.000 quilates temos as FODAS cutscenes, banhadas a bastante sangue e batalhas épicas entre o jogador e seus inimigos, junto as partes do enredo que ficaram soltas do game anterior. Todo ele tornou a MÍTICA HISTÓRIA DE DRÁCULA numa peça bem fomentada. 
         Jogue os dois sem preguiça e sairá satisfeitíssimo com as horas dedicadas a eles.   

FICHA TÉCNICA
Gráficos: 10
Música: 9
Jogabilidade: 8
Diversão: 10
Enredo: 10

Nota Final: 9.4
      
         Bom! Tudo tem seu início e seu fim, então nosso papo termina aqui. Aproveite as guloseimas que te dei e até mais ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário